Ora bem, aqui vamos nós para um tema complicado ! Antes de mais quero ressalvar que não sou médica, nutricionista e afins,.
O que vou aqui escrever vale para mim e só ! Não é cura, mas na minha modesta opinião mal não irá fazer. Espero até que seja algo que possa ajudar nos tratamentos que irei fazer em breve.
Acima de tudo dá-me uma sensação de algum controlo nesta nova situação que me encontro. Saber que posso contribuir de alguma forma através da minha alimentação, exercício , etc. Não me deixa aquele sabor amargo de impotência .
Após algumas pesquisas , encontrei vários artigos que falavam um pouco sobre a maneira como o cancro se alimenta . Uma delas é através da glicose ( não só as células cancerígenas como as normais) a partir dessa informação outras vieram e cheguei à famosa dieta cetôgenica, que é usada não só para perder peso, como tratamento para epilepsia, entre outras enfermidades.
A polémica é exactamente no tratamento do cancro, onde médicos estão divididos , especialmente por falta ainda de estudos concretos . Muitos dizem que o açúcar nada tem a ver com o desenvolvimento da doença, mas sim de uma forma indirecta , como a obesidade e os seus riscos, ao se ingerir em excesso . Outros mais radicais acreditam piamente que sim , que está directamente ligado.
Voltemos então à dieta em si e ao que consiste.
No corte dos açucares e hidratos de carbono ( que depois de ingeridos se transformam em glicose) , apostar nas verduras, proteínas e acima de tudo gorduras boas. Aqui nas gorduras boas, confesso que fiquei baralhada na altura.
-Então estou numa dieta que me incentiva a comer gordura!?
Ao que parece temos que fornecer ao cérebro alimentação/energia , pois ao cortarmos com a glicose , o corpo vai ter que recorrer à nossa própria gordura acumulada ( yessss!!!) , mas o cérebro não faz isso, então a malta ingere o belo do azeite, óleo de coco e afins para que o dito tenha a energia que precisa.
Isto foi um resumo, muito resumido da coisa. Se quiserem saber mais sobre a dieta há muitos artigos que explicam de uma forma mais cientifica e concreta como funciona.
No meu caso , foi opção mesmo. Pode ajudar nos tratamentos como a Quimioterapia, Radioterapia? Penso mesmo que sim, que irá reforçar os resultados . Além disso , acabo por ficar mais magra que no meu caso é um efeito secundário muito bem vindo.
Se me está a custar muito fazer ? Confesso que não, nada aliás. Talvez porque me mentalizei que o que comia antes era mau e que não só me engorda como me pode prejudicar em relação ao cancro .
Eu acredito que a glicose da forma como eu a ingeria, pode aumentar o risco do cancro se alastrar , logo com isto em mente não me custa deixar de comer aquele bolo que eu amava, o pãozinho quentinho que era uma delicia . Como outras coisas que aprendi a gostar , o meu paladar está a ser aos poucos reeducado . E em duas semanas e meia perdi 2 kg , que para quem não tem esse objectivo como primário é óptimo .
Aqui deixo algumas fotos da comidinha boa que agora como. ( o pão que aparece sou eu que o faço )
Até lá
sejam felizes
Cris Aphonso
Diário de uma jornada que agora se inicia . Dicas, dietas e sentires . Tudo regado com uma pitada de humor ! Sim, o humor torna tudo mais leve ...
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Recomeço agri-doce !!!
Hello, hello como estão?? Por aqui andamos numa de introspecção , que isto de ser atropelada pela vida várias vezes tem que se lhe di...
-
O dia D . Foi ontem que fiquei a saber o veredicto final . Foi ontem que fiquei a saber o nome do bicho. Sim porque isto de nem saber o ...
-
Ora ora, 10 meses passados do inicio, eis que o fim chega hoje !! Se estou feliz ? Era mulher para ir ali beijar meia dúzia de transeunt...
-
Já vos disse que isto também serve de diário de sentires ?! Calhando não disse ... Mas sim, quero anotar estes meus sentimentos de a...

Parabéns Cris pela capacidade de, em todos os momentos da tua vida, estares disponivel para ajudar os outros! Desejo-te mais força e coragem! Tenho a certeza que vais conseguir levar a melhor! Um beijo e um abraço apertado! :) Andreia Caldas
ResponderEliminarObrigada amiga, é bom ajudar e se com isso nos ajudarmos também a nós melhor ainda !! Beijocass
EliminarNós somos mesmo aquilo que comemos, aquilo que respiramos, aquilo que bebemos e muita coisa que não fazemos.
ResponderEliminarHá coisas que estão ao nosso alcance fazer, outras nem por isso... por isso as escolhas que fazemos diaramente quanto ao que comemos, o que bebemos e até na forma como nos relacionamos são tão importantes para nossa saúde.
Força linda, a tua atitude positiva vai fazer toda a diferença na tua luta.
Beijoca
Verdade amiga, aos poucos estou a entender isso e a fazer os ajustes necessários . Obrigada e beijo grande
Eliminar