domingo, 25 de junho de 2017

Dieta Cetôgenica .. uma dieta polémica!!

Ora bem, aqui vamos nós para um tema complicado ! Antes de mais quero ressalvar que não sou médica, nutricionista e afins,.

O que vou aqui escrever vale para mim e só ! Não é cura, mas na minha modesta opinião mal não irá fazer. Espero até que seja algo que possa ajudar nos tratamentos que irei fazer em breve.

Acima de tudo dá-me uma sensação de  algum controlo nesta nova situação que me encontro. Saber que posso contribuir de alguma forma através da minha alimentação, exercício , etc. Não me deixa aquele sabor amargo de impotência .

Após algumas pesquisas , encontrei vários artigos que falavam um pouco sobre a maneira como o cancro se alimenta . Uma delas é através da glicose ( não só as células cancerígenas como as normais) a partir dessa informação outras vieram e cheguei à famosa dieta cetôgenica, que é usada não só para perder peso, como tratamento para epilepsia, entre outras enfermidades.

A polémica é exactamente no tratamento do cancro, onde médicos estão divididos , especialmente por falta ainda de estudos concretos . Muitos dizem que o açúcar nada tem a ver com o desenvolvimento da doença, mas sim de uma forma indirecta , como a obesidade e os seus riscos, ao se ingerir em excesso . Outros mais radicais acreditam piamente que sim , que está directamente ligado.

Voltemos então à dieta em si e ao que consiste.

No corte dos açucares e hidratos de carbono ( que depois de ingeridos se transformam em glicose) , apostar nas verduras, proteínas e acima de tudo gorduras boas. Aqui nas gorduras boas, confesso que fiquei baralhada na altura.

-Então estou numa dieta que me incentiva a comer gordura!?
Ao que parece temos que fornecer ao cérebro alimentação/energia , pois ao cortarmos com a glicose , o corpo vai ter que recorrer à nossa própria gordura acumulada ( yessss!!!) , mas o cérebro não faz isso, então a malta ingere o belo do azeite, óleo de coco e afins para que o dito tenha a energia que precisa.

Isto foi um resumo, muito resumido da coisa. Se quiserem saber mais sobre a dieta há muitos artigos que explicam de uma forma mais cientifica e concreta como funciona.

No meu caso , foi opção mesmo. Pode ajudar nos tratamentos como a Quimioterapia, Radioterapia? Penso mesmo que sim, que irá reforçar os resultados . Além disso , acabo por ficar mais magra que no meu caso é um efeito secundário muito bem vindo.

Se me está a custar muito fazer ? Confesso que não, nada aliás. Talvez porque me mentalizei que o que comia antes era mau e que não só me engorda como me pode prejudicar em relação ao cancro .

Eu acredito que a glicose da forma como eu a ingeria, pode aumentar o risco do cancro se alastrar , logo com isto em mente não me custa deixar de comer aquele bolo que eu amava, o pãozinho quentinho que era uma delicia .  Como outras coisas que aprendi a gostar , o meu paladar está a ser aos poucos reeducado .  E em duas semanas e meia perdi 2 kg , que para quem não tem esse objectivo como primário é óptimo .

Aqui deixo algumas fotos da comidinha boa que agora como. ( o pão que aparece sou eu que o faço )


Até lá

sejam felizes

Cris Aphonso





4 comentários:

  1. Parabéns Cris pela capacidade de, em todos os momentos da tua vida, estares disponivel para ajudar os outros! Desejo-te mais força e coragem! Tenho a certeza que vais conseguir levar a melhor! Um beijo e um abraço apertado! :) Andreia Caldas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada amiga, é bom ajudar e se com isso nos ajudarmos também a nós melhor ainda !! Beijocass

      Eliminar
  2. Nós somos mesmo aquilo que comemos, aquilo que respiramos, aquilo que bebemos e muita coisa que não fazemos.
    Há coisas que estão ao nosso alcance fazer, outras nem por isso... por isso as escolhas que fazemos diaramente quanto ao que comemos, o que bebemos e até na forma como nos relacionamos são tão importantes para nossa saúde.
    Força linda, a tua atitude positiva vai fazer toda a diferença na tua luta.
    Beijoca

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade amiga, aos poucos estou a entender isso e a fazer os ajustes necessários . Obrigada e beijo grande

      Eliminar

Recomeço agri-doce !!!

Hello, hello como estão?? Por aqui andamos numa de introspecção , que isto de ser atropelada pela vida várias vezes tem que se lhe di...